el sonido de los bermudas

20 fevereiro 2015

Décadas

Décadas podem causar muitas mudanças, marcas profundas. Em uma década seu coração pode ser curado e sua alma liberta. De que? Eu não sei! Mas sei que é possível! É possível alguém terminar uma faculdade ou duas, ou nenhuma e meia, sair do coma, namorar, perder uma copa do mundo, casar-se, ter filhos e filhas, se iludir, ser feliz.

Em uma década você terá uma família como nunca imaginou, em diversos lugares, e você vai querer pertencer a todos esses. Terá aquela como sempre sonhou, em uma bela casa do interior, vivendo conflitos diários como se corre 10 km  no parque ao longo das estações, ou 8 horas de emoções aos bons sonhos no seu pequeno quarto.

Na próxima década seu corpo não será tão ágil quanto à internet, mas nem por isso será necessário navegar estático. Não importa o quão longe você vá, é preciso se renovar. Aos que perderam e ganharam, afinal, mais 10 já se passaram.
Quantas décadas serão necessárias para sentir, o aroma bom de estar de volta, naquela cidade, distante? Tão distante que já desconheço o lado de lá!


10 verões, e que o sol brilhe diferente todos os dias, e que as nossas novas músicas, nos façam sorrir além de dançar;
10 outonos, que nenhum resfriado deixe você pra baixo, porque você se sentirá amado por aqueles que anunciam o amor além de uma sacada com mesa farta;
10 invernos, pouco a pouco novos amigos chegarão para acampar e buscar o mais profundo. Abundância de chuvas para trazer vida, inspiração... Assim então, refinado o foco ao promover cuidado, respeito e amor. A onde for, e que estabeleça.
10 primaveras, as borboletas irão enfeitar seus dias, e agora... Bom, e agora?  Agora deixe ser surpreendido, e surpreenda primeiro.


02 maio 2011

que fizeram de Osama?

A notícia

Quase dez anos após o ataque ao World Trade Center, o governo americano anuncia através de pronunciamento de seu presidente, a morte de um dos fundadores e líderes da organização al-Qaeda, o mito Osama bin Laden.
Depois de figurar uma década como homem mais procurado do mundo, a jornada da caricata figura barbuda e de turbante branco, por vezes portador de um sorriso e por outras de um rifle e um dedo em riste, tem seu final anunciado após operação da marinha americana em território paquistanês.
Neste mesmo momento, uma vez que o cadáver do saudita já teria sido lançado ao mar, e sem a divulgação de nenhuma foto do 'presunto Laden' (e ainda que apareçam, pouco comprovariam), teorias e teorias estão sendo especuladas para explicar o episódio.
Dessa maneira, o TRIÂNGULO, sempre antenado no cenário geopolítico se apresenta para discutir essa notícia bombástica (desculpe o trocadilho)! Explicitando A teoria (verdadeira) sobre o que de fato fizeram de Osama! Leia antes de se decidir se bin Laden está morto, vivo, ou mesmo nunca existiu.

Os fatos

Osama bin Laden era/é um cara de família. Família grande e milionária. Era/é um cara de contatos. Espalhados por todo o mundo segundo as agências 'counter-terrorism'. Era/é um cara de negócios. Feitos inclusive com a família Bush há algumas décadas. Era/é um cara famoso. Um dos rostos mais conhecidos em todo planeta. Inclusive, Osama bin Laden era/é para muitos, O cara: O cara a ser morto ou O cara a se copiar.

Tamanho sucesso se alavancou especialmente pelas guerras e caçadas que o Ocidente, liderado pelos USA, passaram a travar pós 9/11. Para desperdiçar vidas em função de interesses obscuros (que são conhecidos – dinheiro e poder – mas obscuros) são necessários que alguns sujeitos se apresentem e sejam reconhecidos como heróis, libertadores, portadores de uma verdade absoluta. E ambos os lados conseguiram isso.

E falar de lados tem tudo a ver com essa história repleta de lados, interesses, disputas, mentiras e mortes. Laden, por exemplo, já lutou a favor dos USA nos anos 80. Vinte anos mais tarde era acusado de ser a mente maligna por trás dos atentados às Torres Gêmeas, se tornando a partir de então o inimigo nº1 dos ianques.

O ‘contexto’

Existe o ideal americano em que o povo, o país, acredita ser o portador de uma mensagem libertadora e democrática, capaz de trazer ‘luz’ a todo aquele que ela julga estar nas ‘trevas’. Existe uma indústria, a bélica, poderosíssima econômica e sobretudo politicamente, que além de viabilizar o emprego de milhões de pessoas também garante algumas cadeiras no Congresso. E é óbvio que essas ‘existências’ caminhem lado a lado. (Não é por acaso que instituições como a ONU existam. Elas dão um caráter aparentemente humanitário e democratizado para tomada de todo o tipo de decisões ao redor do mundo: sanções comerciais, embargos, operações militares, invasões... E assim, a sua polícia, essencialmente composta pelo exército americano, tem autonomia para executar aquilo que é de seu interesse! CQC!)

Generalizadamente, metade dos americanos é democrata e, tendo a situação sido ‘resolvida’ por aqueles lados, ou seja, tendo o exército dizimado aqueles que poderiam ser ameaças futuras, espera a retirada de suas tropas dos territórios ocupados. A outra metade é republicana, e defende que somente uma ocupação mais efetiva, com maiores investimentos e maiores contingentes armados possam assegurar que aqueles infelizes seres humanos desfrutem o verdadeiro sabor da democracia. Assim, para as eleições que se aproximam, Obama precisa dar um bom jeito de agradar ambas as parcelas, tendo em vista todas as promessas que fez para assumir o comando. Portanto, até a morte de um ‘aliado’ à política americana possa ser necessária para garantir uma corrida mais tranqüila e conseqüentemente novos anos de estadia na Casa Branca.

Do outro lado da moeda, do outro lado do mundo, Osama Bin Laden, O cara, se anuncia como um fundamentalista islâmico. Líder da causa, líder de um grupo, disposto a se sacrificar em nome dos ideais que possui e disposto a tirar todas as vidas que afrontem estes mesmos ideais. Um homem da guerra. Seja contra invasores soviéticos reais, ou invasores ideológicos. Um homem que usou a TV AL JAZEERA como a única maneira de se expressar em todos esses anos de perseguição. Sempre através de vídeos gravados aparentemente dentro de cavernas e ambientes inóspitos, onde recorrem mensagens de repúdio ao Ocidente.

As (in)conclusões

As cruzadas modernas se reciclam. São necessários novos motivos para intervir. O que quer que seja para validar a morte de inocentes. Caçar bin Laden no Afeganistão, Saddam no Iraque, Kadhafi na Líbia... Não é interessante para os USA acabarem com a guerra. Seja quando ou onde ela for.

Está mais evidente do que nunca, que a única condição para estancar uma ferida é que outra seja aberta. Todavia, o ideal é ter muitos e muitos lugares onde essas feridas sangrem simultaneamente, ocasionando um inchaço instantâneo de valores em contas e ações.

Osama bin Laden talvez tenha sido um fanático religioso, como muitos outros que já existiram e continuarão aparecendo. Sua figura se encaixou perfeitamente a muitas pretensões americanas, e de tal maneira ela foi empregada. Talvez tenha chego a hora de acabar com o mito (ou talvez reacendê-lo). Num momento em que afirmar sua morte traria mais benefícios do que continuar correndo o suposto perigo que ele proporcionava.

Osama bin Laden é mito, criado propositalmente por aqueles preocupados em invadir países, expandir mercados, passar por cima de todos que representem obstáculos aos seus interesses. Ainda que usando uniformes ‘oficiais’.

E tendo em vista as inúmeras possibilidades do paradeiro que Osama pode ter trilhado nestes últimos anos, concluo que a chance dele estar morto são as mesmas dele continuar vivo - fifty fifty. Osama tem sido propositalmente, marcado como o grande vilão, como o maior e mais perigoso homem do mundo. Dar um ponto final a esta estória tem suas vantagens e desvantagens, o tempo vai dizer o que pesou mais nessa balança.

Imagino se ele não foi obrigado a gravar todos os vídeos de uma só vez, pelos próprios americanos, e já estando morto há muito tempo, passaram a exibí-los. Ou ainda, que ele tenha feito uma cirurgia, 'transplantado' o rosto, e trabalhe atualmente como sósia do Elvis em Vegas.

A história é confusa, é difusa, é irônica, e é sobretudo contada como quer, por aqueles que pensam que venceram. (Apareça o Osama antes das eleições de Obama, ano que vem, para vermos uma imensa reviravolta!)

As verdadeiras intenções por trás dos atos governamentais, dos atos políticos, são polidas de forma que elas nunca cheguem até nós, pobres mortais, espelhando a verdade. O WikiLeaks pode (ou não) corroborar com isso. Em meio a tantas incertezas, meu conselho é: não acredite em nada dessas notícias e nem perca tempo lendo esse tipo de post!

Pra finalizar, (já que você perdeu todo esse tempo pra chegar até aqui) só sei que muitas das figuras públicas, reconhecidas, legitimadas, eleitas, lá e cá, são bem mais ameaçadoras que o Osama!



e pra você, qual destes três é o terrorista mais perigoso?

19 fevereiro 2011

o que é melhor?


o "mundo árabe" está sacudido e fragilizado. diversas manifestações públicas exigem a saída de líderes que governam a décadas.
depois de tunísia e egito, agora manifestantes da líbia e de bahrein saem as ruas.
a "vitória" conquistada pelos egípcios parece ter acendido o estopim na cabeça das pessoas, as fazendo acreditar que sim, é possível mudar o curso da história de seu país, é possível que homens comuns, civis, interferiram e sobrepujem poderosos ditadores.

mas me pergunto qual a real motivação desses conflitos.
por que pessoas se organizam para protestar, dispostas a sair de suas casas, deixar sua famílias, se expondo a perigos reais nos previsíveis confrontos com as forças armadas, sempre tão empenhadas em dispersar a todo custo qualquer iniciativa de aglomeração popular. por quê?

imagino que elas tenham muitas razões para tamanha exposição. não é fácil engulir a seco o descaso, a pobreza, a miséria, a humilhação da desigualdade. é a insatisfação guardada e reprimida durante anos que agora é expelida em êmese.
mas também creio que nem todos estão dispostos a sacrificar suas vidas - e são muitas as vidas perdidas - em pról de mudanças políticas que muitas vezes resultem, para a espessa base da pirâmide social, para o trabalhador braçal e sem estudos, na famosa troca 6 por meia dúzia.

é aí que chega a hora dos países ricos influentes (a interesses de seus mi/bilionários) se pronunciarem diretamente, apoiando as manifestações. interessados em novos mercados, em novas fontes de matéria-prima, em novas oportunidades de se enriquecer. eles, em coro, não poupam declarações exaltando a miraculosa democracia ocidental e condenando a repressão violenta. (quanta vezes estes mesmos não reprimem violentamente qualquer manifestação? quantos e quantos litros de gás de pimenta e lacrimogênio estes mesmos já não mandaram ser usados contra seus compatriotas? sejam manifestações estudantis, de agricultores, de ambientalistas ou de desempredados. nessas situações, só sabem utilizar força, nunca estão dispostos a ceder. quem manda nunca está disposto a perder!)

ainda me pergunto por que as pessoas que se organizam e criam grupos com o intuito de explodir uma embaixada e de derrubar torres são chamadas de terroristas, enquanto chefes de estado que apoiam conflitos fora de seus domínios - inclusive financeiramente e disponibilizando armas - onde centenas de pessoas morrem, são "homens-do-ano", ganham prêmios e não aparecem na lista de procurados, muito menos são capturados e torturados.

não sei em que tipo de melhorias essas pessoas sonham. sei que infelizmente a maioria delas vai se decepcionar e ficar ressentida.
não mais se importando com "macro" questões políticas/econômicas, até que quem saiba, seus filhos um dia, ainda inexperientes, se rebelem de maneira parecida.

pense, a pobreza é condição, não é opção.

e assim a ideologia ocidental vai adentrando o países islâmicos. na marra, na força. a custa de vidas. em favor dos ricos. a custa dos pobres. a custa de um sonho impossível de se realizar.

22 dezembro 2010

da SUJEIRAWIKI à sua e minha vida.

O cara, o Assange, consegue de um “amigo de um amigo meu” milhares de documentos, e-mails e ofícios do "banco de dados" da diplomacia norte-americana. É logo em seguida preso por “estupro-consentido-à-sueca”. É preso não quem sujou, mas quem mostrou que estava tudo sujo. (Como diria a velhinha: - Quiboooooom!)

Nos documentos, o que se vê, é o que se espera. (ou o que eu “espero”). É a famosa, com o perdão do termo, filha-da-put$%¢# que rola de baixo dos panos.

Aquele e-mail que você manda para os seus amigos tirando sarro do seu chefe “desgraçado” que só quer te explorar, ou daquele outro companheiro de trabalho que “se acha” e não nunca faz nada. Sabe aquela conversa no MSN, lascando o pau no seu vizinho “barulhento”, ou naquela amiga falsa que vive dizendo que te adora. É isso. Só isso. Só SUJEIRA. Que fica escondida por trás dos anúncios oficiais, dos encontros presidenciais, dos congressos onde todos riem frente as câmeras e apertos de mão, ou também das cuidadosas notícias de jornais, sempre polidas em direção dos interesses superiores de quem de fato manda. É secretário falando que presidente é caduco, pressão para definir quem deve ser preso e quem deve ser solto, pressão por receber bem aquele chefe de estado deposto, mas no fundo querer que ele seja assassinado, e muitas e muitas revelações e esclarecimentos a respeito da sujeira que jaz o mundo em que vivemos, sujeira que existe desde o presidente dos EUA até a sua pessoa e as relações que você vivencia, sujeira que algumas pessoas não gostam da idéia dela existir.

Ao contrário preferem acreditar num mundo em que todos mendigos o são porque querem, que todo miserável o é porque não estudou e merece, que todo país em guerra civil assim está porque são vagabundos que tem preocupações fúteis e não o trabalho. Preferem acreditar que todas as pessoas que se deram “bem” (bem para elas) conseguiram por méritos. E os que se deram mal, se deram por deméritos pessoais. QUE MUNDO JUSTO E IGUAL DE CONDIÇÕES É ESTE QUE NOS APRESENTA, não é mesmo? Afinal, todos começamos do mesmo ponto de partida, não? Não! Não!NÃO MESMO!

Ainda que tudo que o “Wikileaks” apresente seja falso, isso não importa. Só de fazer você pensar em como as coisas podem não ser como parecem ser, e como podem existir pessoas querendo manipular o quê e como você deve ficar sabendo das coisas, e como você deve pensar, isso já é o bastante. Já é extraordinariamente útil para você pensar que tudo tem um porquê!

Não dê valor ao trabalho, mas ao trabalhador, à vida, à pessoa. Não dê valor ao dinheiro, mas ao sentimento de alcançá-lo por um motivo altruísta.

A vida passa mais rápido do que seu cartão de crédito possa acompanhar. Não a desperdice com trabalhos egoístas e com coisas compráveis. Ela não tem preço e é muito valiosa.

23 novembro 2010

tudo parado!



"obviamente uma tal convergência de estradas correspondia uma grande concentração de tráfego. a intensidade deste chegava a provocar problemas de trânsito na capital (...). o poder público baixava atos que restringiam e disciplinavam a circulação de tropas de burros, cavaleiros e carros de boi pela cidade. (...) não havia dia em que não se vissem as ruas, mesmo as mais públicas, obstruídas de carros e de animais por todos os cantos. é raro o dia em que não sejamos testemunas das disparadas de bestas pelas ruas, levando rastros de cangalhas ou cargas ao trambolhões pelo meio do povo, com grande risco de vida das pessoas que trabalham" (Correio Paulistano, 1854)

é, tinha rodízio, proibição de veículos de carga em determinados trechos, atropelamentos, trânsito.
há mais de 150 anos. e nada resolvido.
são paulo tá lascada (e será) desde sempre!

10 outubro 2010

me desopera


deitado na cama cansado, cortado, gorfado
não aguento mais essa dor
mais um dia perdido na minha vida
pq vc nao me disse nada disso seu merda de doutor

e ainda me dizem que a medicina te ajuda
te levanta, te trata, nao mata, te cura
e quando eu paro e me encaro na frente do espelho
nao reconheço que monstro virou meu joelho

depois toma remédio de hora em hora
na boca só o gosto de cocô com amora
com a perna depilada dizem: - é vaidade
não gosto de lembrar da hora das necessidades

nao caia na armadilha quando o doutor te disser:
opere essa perna, fique melhor do que é!
agradeço a minha familia por tudo o que fez
cuidar tanto de mim durante a invalidez

aprendi duras lições ao longo deste tempo
vomito, febre, dor e um sangramento,
dreno, papagaio, medidor de batimento,
mas tudo se resume a uma: arrependimento!

me 'desopere', doutor por favor!
me 'desopere', doutor por favor!

(composição feita qdo ainda enfermo, coxo, no leito de dor....auhauha! e ainda que pareça mto depressiva, fiz rindo! agora então, tudo sussa!!!)
(quem tiver afim de entender, além do davi que já manja tudo, dá uma olhada http://www.youtube.com/watch?v=zCRCH5dhKq0)

22 setembro 2010

Eleições 2010


- Eu vou acabar com os ricos. Inclusive comigo mesmo!!!




- Não chora companheira, a Dilma sabe fazer melhor do que você a politica: "Pão e Circo".
- A economia está indo bem, teremos pão e os palhaços também.



- Eu e minha super equipe vamos fazer desse país, coisa de outro mundo!



- Como a sua mãe, a Vânia sua mulher também....E não estou mentindo!!!



Viva o Brasil \O/

31 agosto 2010

Óleo em tela

O mundo para ele era um mistério. Apesar da idade ainda se intrigava com as pessoas e o seu caminhar nessa terra de surpresas e de Destino. Mas a visão que tinha das coisas ao seu redor não era nada clara, e sim como uma grande pintura impressionista. E era só assim que sabia ver o mundo.
(De fato, como toda obra de arte a realidade também esconde detalhes dos mais sutis que, antes da tinta, do pincel e da mão do pintor, tinham estado no coração de um artista.)
Descendo pela plataforma da estação de trem, os vultos coloridos e borrados iam de la pra ca e criavam sombras compridas no chão, nas quais evitava pisar por diversão. Um trem chegou e fez tudo tremer. O gigante de metal rendia compridas pinceladas paralelas e pontos reluzentes carregados de tinta branca. Era tanta tinta que quase se podia ouvir com os olhos o som pesado do maquinário enquanto o trem parava. As portas se abriram e os borrões coloridos saíram dos vagões para a entrada dos outros que aguardavam ali fora, e o que eram vários vultos agora se mesclavam pra formar uma grande massa de cores se misturando na sua frente.
Assim que o trem partiu em velocidade, tornando-se o borrão acinzentado magno, ele percebeu uma forma do outro lado dos trilhos. Uma criança no colo da mãe e, para sua surpresa eram a imagem mais nítida que ja vira na vida. Ela se atrapalhava com as bolsas e o menino no colo e aceitou a ajuda oferecida por ele, que se se aproximava daquela imagem tão fina. "Como é o nome dele?" tentou começar a conversa, "É Henry" respondeu a mãe. E começou a contar a história do menino desde seu nascimento, motivo de tanta alegria na família, até que vieram os primeiros sintomas, as visitas a vários doutores diferentes, o diagnóstico da doença rara e a mudança da rotina no seu salão de beleza para um cuidado integral ao pequeno Henry. "Estamos indo ao médico hoje, acho que ele está melhor!" E fez um carinho especial no menino que respondeu com um sorriso e alguns movimentos espásticos, dos quais a mãe pareceu se orgulhar. 
Pensou que aquela mulher tinha nos braços um filho que precisaria dela para o resto da vida. Abriu mão do salão de beleza com que tanto sonhou e se empenhou, e ali estavam os dois em meio àquela estação de tinta passada em traços corridos e imprecisos. Aquela mulher tinha nos braços o que todos em volta pareciam deixar em pincéis grossos e cargas exageradas de tinta. Então ele entendeu porque via seu contorno tão rico. Ela tinha achado seu sentido pra vida.