el sonido de los bermudas

09 novembro 2007

O zumbi

Acordou.
De um sono profundo e infinito.
A lua repetia a luz do astro rei, que encostava seus primeiros dedos de luz no cemitério.
Sem um porquê, ergueu-se acima da terra que o sepultava, pos seu putrefato corpo em movimento, andou sem coordenaçao e sem sentido. Achou-se entao na cidade cambalejante.
As mães cobriam os olhos do filhos, inocentes, sem pensar porque. Alguns meninos atiravam-lhe pedras e gravetos, depois saíam correndo sem saberem bem porque o faziam.
Dois jovens de boas intenções vieram, sorrindo, recepciona-lo como quem recebe um velho amigo, sem se darem conta do porque de sua falsidade descarada.
Engravatados ajeitavam seus ternos de encomenda ao perpassarem-no, sem saberem porque se exibiam a um zumbi.
Uma criança escondeu seu pirulito da visão do homem-cadáver, uma velha senhora, sua bolsa, empinando o nariz enrugado no rosto coberto de maquiagem.
Logo em seguida chegaram as autoridades de distintivos e armas. Sem entender porque, os olhos do finado se fixaram nas armas. Olhar esse que o condenou sumariamente às algemas. O oficial nao entendeu porque era tao dificil se aproximar do suspeito de aparencia horrenda.
Sem pensar em nada, o zumbi alcançou, letargicamente, a arma do policial que o prendia. E aí armou-se o circo: até helicóptero apareceu para xeretar.
Sem saber porque, o morto-vivo obedeceu à sua única vontade: levantou a pistola até o queixo e puxou o gatilho.
PA

O instante exatamente antes da explosão foi de um sentimento de vida intensa, finalmente morreria! deixaria de vagar, a tentar entender as coisas, e todos os porquês desapareceriam! mas logo estava morto-vivo de novo.
foi como um flash na escuridão, o tiro na cabeça. mais um porquê explodiu: não podia se dar à gloria da morte, e tambem não podia viver uma vida.
Percebeu-se preso nessa semi-vida sem sentido, em que todas as respostas se escondiam mesmo daqueles que não tem mais nada a perder ou a procurar.
Virou as costas, e foi embora. E ninguém perguntou porque.

0 comentários: