el sonido de los bermudas

28 abril 2008

simplificação da vida (cont.)

Outro filme que cabe aqui neste assunto - não que filmes sejam base fiel para se entender a realidade - é Apocalypto, dirigido por Mel Gibson, que retrata conflitos entre tribos indígenas pré-colombinas. Nota-se que já naquela época havia diferentes estagios de civilização. Na tribo do personagem principal, o que se caça se come, e o que se produz, se usa. é uma tribo pequena, e nao há sentimento de posse. acredito que ganancia, egoísmo, avareza, são palavras que não tem tradução na lingua daqueles indígenas. são sentimentos que nao tem espaço para crescer, pois tudo é de todos, todos devem receber de acordo com sua capacidade. Por exemplo, nenhum indio tentaria guardar comida a mais para si e depois se utilizar da vantagem sobre os outros. para isso, teria que assegurar sua vantagem por meio da força (e seria impossivel enfrentar o resto da tribo sozinho, e acabaria perdendo nao soh o que estocara, mas sua dignidade ante a tribo e talvez até sua vida). Os valores que regem uma sociedade "primitiva" como as indígenas, podem ser chamados de comunistas, se o termo for usado sem a carga historica que abarcou pelos ultimos dois seculos. Mas nem todas. O filme a certa altura revela outra face da populacao que residia aqui antes do "descobrimento". Grandes e poderosas civilizações constituiam verdadeiros impérios. Aztecas, Maias e outras sao conhecidas por sua violência e o filme mostra a exploração que exerciam sobre as pequenas tribos que viviam embrenhadas na mata. Além de pilhar e saquear tribos, capturavam homens e mulheres para trabalhos forcados e para servirem de material de sacrifício aos seus deuses em grandes eventos públicos, que podemos, facilmente, correlacionar com a dita "política do pão e circo". São duas etapas diferentes de crescimento das civilizações e organização em sociedade, vivendo ao mesmo tempo, antes de qualquer contato com os europeus.
A sociedade avança?
Todo remédio tem um local de ação, com uma função determinada. No entanto, nao existe remedio 100% especifico, ou seja, ele age onde precisa, mas também desperta outras reações no organismo, o que pode ser prejudicial ou não causar nada significante. é o chamado efeito colateral. A "evolução da sociedade", efetivamente, é movida pela vontade de se gerar riquezas e facilitar a vida do ser humano. Por isso se inventou a roda, a energia elétrica, máquinas de fiar e computadores. sempre: facilitar, junto a lucrar. Mas tudo o que o ser humano faz para se distanciar da ordem natural, tem seu efeito colateral. Facilita-se aqui, cria-se uma dificuldade ali. O carro encurta todas as distancias e traz conforto. mas precisa de combustivel. para comprar o carro e o combustivel, o individuo trabalha e cansa tanto quanto um índio que sai para caçar na mata seu alimento, sem carro nem combustivel, e traz o sustento.
Apesar de para mim estar claro que o Avanço da sociedade (seja da ciencia, da tecnologia, da política, etc) não tem nada de avanço e sim expansão de um caos irreversível, não dá pra simplesmente xingar tudo que é realidade e fingir que eu estou em meu mundo maravilhoso. Quando penso em todos os problemas para os quais eu deveria dar mais atenção (e as vezes amaldiçoo, culpo e desisto de tentar solucionar), eu tento lembrar que tudo poderia ser muito pior e ver o lado bom das coisas, sem esquecer que eles existem. Humildade não se aprende fácil, porque agente nunca é capaz de julgar a nós proprios com veracidade suficiente para dizer "agora sim, sou completamente humilde". E essa qualidade é um pré-requisito essencial para a simplificação da vida, já que uma vez que se entra a humildade, nao sobra espaço para ambições e vaidades, que geram os excessos, que complicam nossa vida, que foi feita, acredito, pra ser simples.


3 comentários:

Kawale disse...

e ae dois, trnqldd?
entao, meio q finalmente eu segui o tutorial e acessei a conta do triangulo no xpg. hehe
só preciso saber como eu pego aquele link gigante na hora de editar a "musica da hora" no nosso layout...
ajuda ae!!
brçs

Kawale disse...

opa...acho q não sou tããão ferinha assim! huauhaua!
só mal ae se eu troquei em cima de uma q seis tinham colocado agora.
só acho q tem um pouco a vê com o q tá rolando aqui...hehehe
brçs

mvmota disse...

fmz kawale....bom esse mp3 ae q vc hospedo....abç!