el sonido de los bermudas

21 abril 2008

simplificação da vida



escrever sobre simplificação seria não escrever nada, pra não complicar. mas nem tudo é perfeito como deveria ser... e simplificar, ao contrario do que a palavra sugere....eh complicado pra caramba
porque? porque a simplificação da vida significaria abrir mão de muita coisa. e abrir mão é sempre um risco de não ter mais onde se segurar depois. mas muita coisa o que? Maria, por exemplo, trabalha numa coisa que ela não gosta, pra comprar o que não precisa, por um prazer efêmero - mais ainda assim prazer - e no final, tudo aquilo que ela possui acaba possuindo ela. Existe uma coisa chamada marketing que funciona assim: são feitas muitas e muitas pesquisas com as pessoas. Elas respondem prontamente e as vezes recebem até um agrado pelo tempo tomado, tipo um lanche ou um chaveiro. Dessas pesquisas, saem as estratégias de venda: o importante é definir o publico alvo do produto, chamar sua atençao e persuadi-lo a comprar. Maria compra um novo salgadinho, sentindo o poder em maos ao abrir a carteira e pagar a moça no caixa rapido. mas num lugar longe dali o Carlos esta comprando uma mercedes nova porque aumentou as vendas da empresa em 46% com o novo salgadinho, e esse lucro aumentou seu salario + bonus. O carro novo tem placa com final 4, portanto vai ficar em casa na terça feira, e nesse dia ele vai continuar usando o omega, que tem motor 3.6 gasolina e 258 cv de potencia. Correr lhe da prazer. Da empresa até sua casa, num condomínio fora da área urbana, ele leva 45 minutos imerso no ar condicionado e ouvindo a aulas de alemão. Nesse percurso seu carro emite CO² e sulfetos causadores de chuva ácida. As vezes ele leva para casa um desenho para a filha em dvd pirateado que compra no camelô da maria, que gosta de salgadinhos, mas está com colesterol alto, disse o doutor. Carlos agora vai pagar dois IPVAs e esta comprando uma casa na praia. A imobiliaria perdeu alguns documentos e ele tera que viajar 60Km para levar os novos. Maria tem enjoos e desconfia que esteja gravida. Mas ela ja tem dois filhos e o marido, motoboy, nao esta trabalhando porque sofreu um acidente e fraturou a fíbula. Ele pensa que isso nao teria acontecido se não houvesse tantos carros. Na verdade, é tanta variavel que para se criar um novo problema é tão facil que eles acabam superando as comodidades.
Mas existe uma opção para tudo isso? ela é viável? Ja faz um tempo eu vi o filme "Into the wild", sobre um jovem que não se adequava a sociedade e resolve viver no meio selvagem. O filme toca tres pontos principais: a dificuldade de se viver sem as comodidades da atualidade, o prazer de estar em contato com a natureza e a liberdade mais pura e simples e, por fim, a dor da familia em nao receber noticias do filho que rompe com todos seus contatos depois de se formar na faculdade. Na sua jornada, ele sofre de fome, frio e abstinencia, que paga pela liberdade plena do consumismo e das regras sociais. Talvez sua opção tenha sido extrema ao eliminar não só os excessos mas tudo que tivesse qualquer vinculo com a sociedade. Excesso, por definição, é aquilo que não é estritamente necessario. Cada um, porem, sabe o que é essencial para si. A simplificaçao da vida é a eliminação dos excessos que nos são oferecidos guela abaixo pelo bicho papao do consumismo. Quando a gente cresce, descobre que bicho papão nunca existiu.
Se para eliminar os excessos for necessário morar longe deles, que seja. Um trabalho que nao poupe a familia do tempo que ela merece, uma boa causa para se agarrar e um lugar ao sol, bem perto de onde nao tenha ninguem querendo vender despertadores a pilha.

0 comentários: