el sonido de los bermudas

19 fevereiro 2011

o que é melhor?


o "mundo árabe" está sacudido e fragilizado. diversas manifestações públicas exigem a saída de líderes que governam a décadas.
depois de tunísia e egito, agora manifestantes da líbia e de bahrein saem as ruas.
a "vitória" conquistada pelos egípcios parece ter acendido o estopim na cabeça das pessoas, as fazendo acreditar que sim, é possível mudar o curso da história de seu país, é possível que homens comuns, civis, interferiram e sobrepujem poderosos ditadores.

mas me pergunto qual a real motivação desses conflitos.
por que pessoas se organizam para protestar, dispostas a sair de suas casas, deixar sua famílias, se expondo a perigos reais nos previsíveis confrontos com as forças armadas, sempre tão empenhadas em dispersar a todo custo qualquer iniciativa de aglomeração popular. por quê?

imagino que elas tenham muitas razões para tamanha exposição. não é fácil engulir a seco o descaso, a pobreza, a miséria, a humilhação da desigualdade. é a insatisfação guardada e reprimida durante anos que agora é expelida em êmese.
mas também creio que nem todos estão dispostos a sacrificar suas vidas - e são muitas as vidas perdidas - em pról de mudanças políticas que muitas vezes resultem, para a espessa base da pirâmide social, para o trabalhador braçal e sem estudos, na famosa troca 6 por meia dúzia.

é aí que chega a hora dos países ricos influentes (a interesses de seus mi/bilionários) se pronunciarem diretamente, apoiando as manifestações. interessados em novos mercados, em novas fontes de matéria-prima, em novas oportunidades de se enriquecer. eles, em coro, não poupam declarações exaltando a miraculosa democracia ocidental e condenando a repressão violenta. (quanta vezes estes mesmos não reprimem violentamente qualquer manifestação? quantos e quantos litros de gás de pimenta e lacrimogênio estes mesmos já não mandaram ser usados contra seus compatriotas? sejam manifestações estudantis, de agricultores, de ambientalistas ou de desempredados. nessas situações, só sabem utilizar força, nunca estão dispostos a ceder. quem manda nunca está disposto a perder!)

ainda me pergunto por que as pessoas que se organizam e criam grupos com o intuito de explodir uma embaixada e de derrubar torres são chamadas de terroristas, enquanto chefes de estado que apoiam conflitos fora de seus domínios - inclusive financeiramente e disponibilizando armas - onde centenas de pessoas morrem, são "homens-do-ano", ganham prêmios e não aparecem na lista de procurados, muito menos são capturados e torturados.

não sei em que tipo de melhorias essas pessoas sonham. sei que infelizmente a maioria delas vai se decepcionar e ficar ressentida.
não mais se importando com "macro" questões políticas/econômicas, até que quem saiba, seus filhos um dia, ainda inexperientes, se rebelem de maneira parecida.

pense, a pobreza é condição, não é opção.

e assim a ideologia ocidental vai adentrando o países islâmicos. na marra, na força. a custa de vidas. em favor dos ricos. a custa dos pobres. a custa de um sonho impossível de se realizar.

0 comentários: