el sonido de los bermudas

17 novembro 2006

Parte 2

Dia 1º de dezembro de 1991

O menino Davi agora tinha 5 anos. Segundo relatos, os pais do menino, Yo Han e Siokh, disseram-lhe:

"Filho, estás velho. Tua jornada deve começar." O muleque, que ainda brincava de taco aquático nas plantações de arroz com as crianças mais novas, consentiu com seus pais e barganhou uma passagem para Osaka, Japão. Então ele fez sua trouxa e partiu, com seu tigre e companheiro, Kasotoru, que segundo o povo conta até hoje, é um animal imortal que escolhe meninos ao nascerem para segui-los até a maturidade ideal (momento em que o espírito de um indivíduo alcança os conhecimentos superiores do amor e da bondade). Os dois embarcaram no barco do capitão Urishisu Sarudon, ou como alguns o chamavam, barba ruiva. Desceram o rio Saigon e em 4 horas atracavam no Japão. Kasotoru estivera no Japão séculos atrás e ficou assustado com toda aquela modernidade. No porto, uma moça alta e séria veio recebê-los.
"
Meu nome é Kakodaira! bem-vindos!"
Ao
ouvir o nome cacofônico da menina, o menino e o tigre deixaram escapar risinhos.
Kakodaira levou-os
por todo o país em algumas horas, até deixá-los no topo do monte Fuji para voltar ao seu trabalho. Depois de um beijinho de despedida que o deixou vermelho, o menino usou técnicas de construção que aprendera com certos pedreiros do vilarejo de Fwa-hul, onde pedreiros de todo o oriente compartilhavam suas esperiências. Com a ajuda de Kasotoru, escavaram uma pequena caverna que encontraram e logo se viram em um espaço fluido, com patamares jogados no espaço em harmonia entre si e conversando com o entorno, todos ornados por colunas neoclássicas, estalactites e alguns elementos representantes do insurgente estilo neopobre (a soleira-banco, para se observar o movimento na “rua”, um terraçolaje com os ferros dos pilares para fora possibilitando a construção de um puxadinho em cima - para assar uma carne ao som de Calypso, etc)
No
topo do monte Fuji conheceu muita gente interessante, até um neto bastardo de seu bisavô, um Italiano que vivia na Australia em uma cidade chamada San Bernard. Seu nome era Diegoos e ele dizia que viajava o mundo ensinando um novo esporte chamado “LeParkouru”, que na língua aborígene significava Lep=pulo Arkouru=Canguru: ou seja, pulo de canguru.
Conheceu tambem duas professoras
que por dois anos ensinaram-lhe muito da vida, não obtendo, no entanto, qualquer sucesso na área de cálculo. Jeh si e e Naht Ali eram duas moças paquistanesas que fugiram da sociedade machista e patriarcal de sua terra para se aventurarem no oriente distante.
Certo dia o menino Davi começou a se indagar que rumo sua jornada estava tomando e o que pretendia para seu futuro. E quando contou a Kasotoru o que tinha em mente, o grande tigre branco fez um movimento com uma pata no chão, onde se abriu um buraco como que para outra dimensão. Os dois se entreolharam e Kasotoru, curvando-se, disse: -Você primeiro, menino Davi.

Continua...

0 comentários: