el sonido de los bermudas

27 outubro 2008

sobrevivência

primavera em são paulo. a temperatura beirava os 32ºC. era meio-dia e pouco quando parei no ponto de ônibus.
as pessoas pareciam ser as mesmas das semanas anteriores. os mesmos seguranças de banco com o olhar desconfiado, os pequeninos alunos e mães cuidadosas em frente a escola, os frentistas centrados com que combustível encher o tanque , os motoboys apressados, os motoristas estressados, os passageiros hipnotizados e os manobristas sonhando dentro de uma lamborghini alheia.
tudo, a primeira vista, parecia normal. até o dono da banca de jornal, vestia a mesma camiseta vermelha da revista piauí. e eu parado, a espera de ver apontar no horizonte algum veículo azul de grande porte, meditava. com o olhar fixo no jardim em construção a minha frente, buscando algo no vazio, eis que me reencontro com ela.....(talvez.....)
digo talvez pela incerteza que me ocorre. era tão parecida, tão cinza com aquele colorido no lombo, tão esfomeada, tão ratazana de asas, tão perneta!
era incrível reencontrar(?) com aquele espécime (ou linhagem?) novamente!
faziam meses desde o primeiro encontro. pernetinha, ela pulava e ciscava, pulava e ciscava. não perdia pras outras, mas também não era obesa. era saudável, apesar da perna.
o tio "piauí" foi rápido quando a viu. buscou um pãozinho duro escondido embaixo do balcão, enfiou num copo cheio de água, desmanchou-o e atirou no gramado.
ela partiu pra cima, como quem já esperasse o bondoso ato. ficou ali alguns minutos se empanturrando até que aparecesse o primeiro sabiá. dividia numa boa o almoço.
problema foi quando a outra apareceu. voa pra cima de uma, que voa pra cima da outra, comem um pouco, lembram da outra, se esbarram, se esquecem da comida e saem em disparada rumo ao nosso céu azul do trópico de capricórnio.
lá foi a pomba perneta, sobreviver a mais um dia em são paulo.


1 comentários:

mvmota disse...

ótimo! as vezes bate auqela saudade da minha são paulo!... velhos tempos de office-boy...profissão extinta...porém, divertida!

loko mano! pirei memo...